Candeias: Após sete meses, mamógrafo começa a funcionar

    Após sete meses, o aparelho de mamografia do município de Candeias inicia nesta segunda-feira (22) a realizar os exames. O equipamento ficou sem funcionar por defeito na placa e as pacientes encontravam dificuldades para fazer exames de mamografia na cidade. “Nós fizemos toda a adequação na Clínica da Mulher. Em segundo, quando foi feito o funcionamento, teve uma baixa de energia e a nossa placa queimou. Tivemos que fazer a compra de uma nova placa do mamógrafo”, explicou a secretária de Saúde, Soraia Cabral, em contato no programa Fala Comigo.

    Nessa primeira etapa, 330 pacientes dos distritos e da sede serão atendidas.”A gente vai fazer hoje, todos os dias, a tarde, a partir das 13h, estará fazendo as mamografias. Temos hoje 330 pacientes aguardando para fazer esses exames. Esses 330 pacientes terão prioridade porque elas já estão com as requisições na Central de Marcação”, explicou a secretária.

    Para realizar o exame, as pacientes deverão ter a solicitação médica e fazer a marcação na Central de Marcação, localizado no Posto Médico Luiz Viana Filho. O atendimento acontece das 13h às 15h, na Clínica da Mulher, no centro da cidade. “As outras pacientes que ainda não têm suas requisições marcadas na Secretaria de Saúde, elas estarão se apresentando com as requisições para a gente fazer o agendamento das mamografias”, destacou Cabral.

    Além da mamografia, o município vai disponibilizar a punção da mama que é um procedimento que consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário e que permite o diagnóstico detalhado do nódulo. A secretária explicou ainda que após o diagnóstico as pacientes são encaminhadas para o Hospital Aristides Maltez onde iniciam o tratamento. “A gente vai estar fazendo as punções de mama aqui no município. A paciente que, infelizmente, seja acometida pelo câncer, a gente vai fazer o encaminhamento para as unidades de tratamento”, ressaltou Cabral.

    No SUS, o exame é indicado principalmente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Contudo, mulheres com mais de 35 anos e que apresentam fatores de risco também devem realizá-lo com frequência.