Cirurgião de cabeça e pescoço explica os sintomas e tratamento de cânceres na região

O médico cirurgião de cabeça e pescoço Marcus Borba explicou, no programa Fala Comigo da manhã desta segunda-feira (22), sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento, sintomas e tratamentos para os cânceres de boca, laringe e tireóide.

De acordo com Borba, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, fumo, dentes quebrados, próteses ou roachs mal adaptadas, má alimentação e até a contaminação pelo papilomavírus humano (HPV), por meio do sexo oral, são algumas das causas dos tumores na boca e na garganta, que atinge quase 15 mil brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo o cirurgião, fatores genéticos e o sedentarismo também podem contribuir para a doença, porém de maneira mais indireta. O médico assegura que a prevenção, com a prática de exercícios físicos e a detecção precoce, feita também com o auto-exame e observação da boca, são as melhores alternativas de cura para a doença.

Durante a entrevista, vários ouvintes ligaram tirando as dúvidas sobre problemas na cabeça e no pescoço. Como a ouvinte Irani, que relatou a presença de algumas feridas na boca. O doutor Marcus Borba orientou que ela observasse, além da higiene e possíveis problemas dentais, a duração de permanência das lesões, que podem determinar o tipo de problema que ela apresenta e também a procurar um especialista para a realização do exame clínico.