São F. do Conde: Reunião discute situação das escolas estaduais do município

    Uma reunião entre os representantes do Poder Executivo de São Francisco do Conde e a Secretaria de Educação do Estado, realizada na tarde dessa segunda-feira (22), discutiu a situação das escolas estaduais: Centro Educacional Ana Junqueira Ayres Tourinho (CEAJAT), localizado no bairro do Caípe, e do Colégio Martinho Sales Brasil, no centro da cidade. Na pauta de discussões, foram tratadas sobre o adiantamento nas obras de reforma e ampliação do Colégio Martinho Sales Brasil.

    Outro ponto discutido foi o impasse jurídico da área em torno do CEAJAT. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Marivaldo do Amaral, o terreno onde fica localizado a escola pertence à Prefeitura e é necessário lavrar escritura pública como doação para que o Estado possa iniciar as obras de reconstrução da escola.

    “Em que pese as escolas estaduais não serem de responsabilidade da gestão municipal, nós temos o dever de ajudar as nossas escolas estaduais, pois lá estão os nossos jovens e munícipes. Portanto, cobrar do Governo do Estado é uma de nossas obrigações, juntamente com os deputados que foram apoiados pelo prefeito Evandro Almeida e votados pelo povo de São Francisco do Conde, sob a promessa da continuidade de uma parceria. O que fizeram hoje aqui foi cumprir uma promessa de campanha”, afirmou o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral.

    Segundo o coordenador de Núcleos Territoriais de Educação da SEC, José Barreto, a previsão é que em janeiro de 2019 se inicie o processo licitatório para contratação da empresa que construirá a escola. “A comunidade franciscana precisa dessa reparação e o governador Rui Costa se comprometeu a dar solução ao problema e construir a nova escola de vocês”, destacou Barreto.

    Também foram asseguradas no encontro vagas para todos os estudantes que estão saindo da rede municipal  (9° ano) para ingressarem no Ensino Médio, visto que o ano letivo da rede municipal terminará após o período de matrículas da rede estadual.

    Participaram do encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB/Salvador), o deputado federal Jorge Solla, deputado estadual Rosemberg Pinto, José Barreto Bittencourt (coordenador de Núcleos Territoriais de Educação da SEC), vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), o secretário municipal da Educação, Marivaldo do Amaral, o procurador jurídico, Jairo Teixeira, a diretora do CEAJAT, Joilma Menezes, e de representantes do Colegiado Escolar.

    “Temos ótimos professores no CEAJAT e ótimos gestores também. Quando tivermos todos os equipamentos de que precisamos e nível de qualidade da escola a 100%, tenho a certeza de que o nível da educação também irá aumentar e os alunos se sentirão mais felizes nesse ambiente”, argumentou a estudante Tauane Oliveira Rocha.