Candeias: Pacientes são atendidas no mutirão de mamografia

    Cerca de 27 pacientes de Candeias já foram atendidas na primeira etapa do mutirão de mamografia. O equipamento iniciou o funcionamento na última segunda-feira (22), após sete meses sem uso por conta da queima da placa. Na primeira etapa do mutirão, estão sendo atendidos as pacientes de alto risco. “Nesta semana de 22 a 26 serão atendidos os casos prioritários identificados pela equipe de saúde. Na semana seguinte, serão atendidos os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde”, pontuou o coordenador de regulação do município, Tiago Novais.

    Para realizar o exame, as pacientes deverão ter a solicitação médica e fazer a marcação na Central de Marcação, localizado no Posto Médico Luiz Viana Filho. O exame é realizado de segunda a sexta, das 13h às 15h, na Clínica da Mulher, localizada no centro da cidade. Além da mamografia, o município vai disponibilizar a punção da mama que é um procedimento que consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário e que permite o diagnóstico detalhado do nódulo.

    Além dos exames, diversas atividades estão realizadas ao longo da semana para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.