Santo Amaro: Pedido de liberdade do ex-prefeito Ricardo Machado

Com informações do BN

Um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-prefeito de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, Ricardo Machado (PT), foi novamente negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (25). O ex-prefeito é réu na Operação Adsumus e cumpre dois de quatro pedidos de prisão preventiva decretados pela Justiça Baiana.

A defesa de Machado alegou que o STJ já derrubou outros dois decretos de reclusão do petista por reconhecimento de ilegalidade. O argumento à favor da liberdade do gestor, apresentado ao Tribunal de Justiça, é que os outros dois pedidos que ainda mantém Machado preso estariam ligados ao processo dos rejeitados.

Na decisão do STJ, a Corte manteve a prisão ao alegar que os dois pedidos expedidos pela 1º Vara Criminal de Santo Amaro, apesar de estarem também no âmbito da Adsumus, não tem ligação com as preventivas decretadas ilegais pelo STJ anteriormente.

O petista é acusado de participar de um esquema de fraudes em licitação responsável por desviar ao menos R$ 24 milhões dos cofres do município.