Lauro de Freitas: Mutirão de Cirurgias oferece marcação de procedimentos

Sesab realiza Mutirão de Cirurgia em Lauro de Freitas Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Com oferta de 200 atendimentos por dia, o Mutirão de Cirurgias do Estado da Bahia atende à população de Lauro de Freitas e mais nove municípios até a próxima quinta-feira (1º). A ação faz parte do programa Saúde sem Fronteiras da Secretaria de Saúde do Estado e a unidade móvel está instalada ao lado do Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, na Rua Euvaldo Santos Leite.

O serviço é realizado das 7h às 18h. Entre os serviços oferecidos estão marcação de cirurgias de hérnias, histerectomia e colecistomia. Além destes, a população também poderá agendar consultas com especialistas nas áreas de Tireoidectomia, Hernioplastias e Amigdalectomia, sendo este último procedimento para crianças entre 4 e 13 anos. Segundo o coordenador do Mutirão de Cirurgias, Deleon Francisco, além da identificação pessoal, é necessário levar os exames médicos já realizados. “Aqui a feita a triagem para as cirurgias. Para ser atendido é necessário trazer o cartão do SUS e identidade, além dos exames de sangue pré-operatório dentro do prazo de validade de seis meses. E todas mulheres que forem fazer histerectomia, precisam trazer o exame preventivo que tem validade de um ano”, esclarece.

Ainda de acordo com o coordenador, ao chegar à unidade móvel de atendimento e após passar pelo processo de triagem, os pacientes são encaminhados para exames de imagem como raio-x, ultrassom e eletrocardiograma para confirmar diagnóstico. “Logo em seguida, o paciente segue para uma consulta com o cirurgião que fará uma avaliação do quadro. Daqui eles saem com o exame marcado. A previsão é de que as cirurgias comecem a ser realizadas a partir do dia 9 de novembro no Hospital Jorge Novis”.