Concessionária assume operação do Aeroporto de Ilhéus a partir deste sábado

Foto: Ulgo Oliveira/Seinfra

O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia, será administrado pela concessionária Socicam a partir deste sábado (3). Vencedora de licitação, a empresa assume a gestão do equipamento na região cacaueira após um período de aproximadamente um mês em fase de operação assistida. O aeroporto se destaca por atrair turistas e negócios para o território baiano.
Considerado um dos mais importantes do sul do estado, o equipamento opera com voos regulares e recebe uma média de 700 mil passageiros por ano. O investimento previsto para execução de serviços é de R$ 100 milhões ao longo do período de 30 anos de contrato, sendo R$ 30 milhões nos primeiros cinco anos.
“A nova empresa responsável pela gestão do aeroporto vai realizar a ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento de veículos e a implantação da área de segurança na cabeceira da pista [RESA]”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, sobre os serviços que serão feitos no primeiro ano de contrato.
Histórico
O aeroporto de Ilhéus foi delegado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em 2017. Uma licitação foi aberta em abril deste ano para decidir a nova empresa responsável pela operação do equipamento. A vencedora do edital foi a concessionária Socicam. No mês passado, a concessionária assinou o contrato de concessão do aeroporto.