Hospital promove mutirão contra o câncer de próstata

Foto: Divulgação

O Hospital Santa Izabel realiza na próxima quinta-feira (8), o mutirão de atendimento voltado a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, serão distribuídas 100 fichas de atendimento para agendamento de consultas e exames, que serão realizadas no Ambulatório Silva Lima, localizado no Hospital Santa Izabel (HSI).

A ação é uma parceria da Santa Casa da Bahia com a Sociedade Brasileira de Urologia e tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado ao câncer de próstata. “A recomendação é que homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para avaliação. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar os cuidados aos 45 anos”, afirma o coordenador do departamento de urologia do HSI, Humberto Ferraz.

Os interessados devem comparecer ao local munidos de RG, comprovante de residência e cartão nacional do SUS. A distribuição de senhas acontece das 8h às 17h no Ambulatório Silva Lima (acesso pela Ladeira do Hospital, portaria 5). Todos os pacientes que pegarem a senha terão a garantia da realização do exame e a consulta marcada.

A coleta para realização do PSA – exame de sangue feito para auxiliar no diagnóstico de alterações na próstata – será realizada no dia 13 de novembro, pela manhã. No dia 19, já com o resultado do exame, serão ofertadas as consultas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018 no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país.