Candeias: Mais de 150 pessoas são atendidas no mutirão de Saúde da Mulher

    Cerca de 160 pessoas receberam atendimento na Unidade Móvel do Hospital da Mulher, nesta terça-feira (6), em Candeias, na região metropolitana de Salvador. Na ação, são disponibilizados para as moradoras de Candeias 70 exames de mamografia e 160 preventivos. No primeiro dia da ação, mais de 300 pessoas buscaram pela mamografia na unidade móvel. O mutirão de atendimento a Saúde da Mulher acontece até sexta-feira (9), praça Dr. Gualberto Dantas Fontes.

    De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Candeias, Tina Abade, as pacientes que não conseguiram atendimento na unidade, foram marcadas para realizar a mamografia na Clínica da Mulher. No local, estão sendo realizados cerca de 20 exames por dia. “A gente sabe que a demanda é grande. Mais de 300 pessoas procuraram atendimento hoje. Por conta da quantidade de pacientes que procuram a mamografia, elas já estão saindo com o exame marcado na Clínica da Mulher”, explicou a coordenadora.

    Aliada ao combate ao câncer de mama e do colo do útero, a unidade é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo,onde serão atendidas mulheres de 25 a 64 anos para realização de preventivo, e mulheres de 40 a 69 para realização de exames de mamografia.

    As pacientes devem se dirigir ao local munidas dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O equipamento, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem capacidade de realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia.

    Outros municípios

    A unidade móvel chegará em São Francisco do Conde no dia 11 de novembro e atenderá os moradores até o dia 14, na Praça do Mercado Municipal. Já no período de 20 a 23 de novembro, os beneficiados serão os moradores de São Sebastião do Passé. Lá, a unidade móvel ficará estacionada na Praça 12 de Outubro. Finalizando, o mês de novembro, de 27 a 30, a carreta móvel estará no município de Saubara, no Espaço de Eventos.

    Após serem atendidas na Unidade Móvel, havendo suspeita de câncer, as pacientes serão submetidas a exames complementares e encaminhadas ao Hospital da Mulher, em Salvador, para realizarem o tratamento adequado, incluindo cirurgia, se necessário.