Lauro de Freitas: 33 residências e um supermercado são flagrados com gato de água

    Foto: Divulgação- Embasa

    Um “gato” de água de grande porte foi descoberto, na quarta-feira (7), pela equipe de fiscalização da Embasa, no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O alvo da ação foi um edifício com 13 unidades residenciais e um supermercado no térreo. De acordo com a Embasa, outras 20 casas vizinhas também estavam furtando água, a partir da mesma tubulação clandestina.

    Ainda segundo o órgão, a fraude foi identificada após o edifício, que estava com a ligação de água cortada por falta de pagamento, com 184 faturas em aberto, não solicitar a religação. A ligação de água foi reaberta de forma clandestina e ainda agregando os imóveis vizinhos. A ação contou com apoio das Polícias Civil e Militar, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

    O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.