Candeias: Mutirão de mamografia e preventivo encerra nesta sexta

    O mutirão de atendimento à saúde da mulher encerra nesta sexta-feira (9). Na ação, são disponibilizados para as moradoras de Candeias 70 exames de mamografia e 160 preventivos.  A Unidade Móvel do Hospital da Mulher está estacionada na Praça Dr. Gualberto Fontes e atenderá as pacientes do município das 7 às 17 horas.

    De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Candeias, Tina Abade, as pacientes que não conseguiram atendimento na unidade, foram marcadas para realizar a mamografia na Clínica da Mulher. No local, estão sendo realizados cerca de 20 exames por dia. “A gente sabe que a demanda é grande. Mais de 300 pessoas procuraram atendimento hoje. Por conta da quantidade de pacientes que procuram a mamografia, elas já estão saindo com o exame marcado na Clínica da Mulher”, explicou a coordenadora. Os resultados serão entregues em 30 dias e poderão ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde do bairro onde a paciente reside.

    Aliada ao combate ao câncer de mama e do colo do útero, a unidade é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo,onde serão atendidas mulheres de 25 a 64 anos para realização de preventivo, e mulheres de 40 a 69 para realização de exames de mamografia.

    As pacientes devem se dirigir ao local munidas dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O equipamento, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem capacidade de realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia.

     

    Comentários

    comentários