‘O cenário não está bom para democracia’, diz deputada Alice Portugal

Baiana FM - Nailan Brasil / Foto: Brasil 247

Em entrevista à rádio Baiana FM, no programa Baiana no Ar, na noite desta segunda-feira (12), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), disse que a reforma trabalhista, que completou um ano este mês, foi um retrocesso para o trabalhador.

“E, agora, Jair Bolsonaro avisou que pode fechar o Ministério do Trabalho, criado por Getúlio [Vargas], em 1937. Quem vai regulamentar o trabalho no Brasil, fiscalizar a exploração do trabalho infantil, e o trabalho escravo? Ele disse que vai criar um regime de trabalho fora da lei trabalhista, não sei o que é. Tomara que não seja um regime feudal sob o chicote. O cenário não está bom pra democracia, vamos ver onde isso vai dar”, mensura.

A deputada, que está no seu quinto mandato, considera que o Partido dos Trabalhadores (PT) não errou em colocar Fernando Haddad como candidato à eleição presidencial.

“Haddad saiu bem, com 47 milhões de votos, em apenas dois meses de campanha. Mas, realmente, ele teve pouco tempo para trabalhar, poderia ter saído um pouquinho antes”, reconhece.

Segundo ela, é relativa a ideia de que Manoela D’Ávila, do PCdoB, conseguiria ser eleita.

“O partido pensou no fato dela ser jovem, do preconceito que ainda existe contra mulher no país, e no impeachment que já tinha havido contra a presidente Dilma Rousseff”, avalia.

Crise e Corrupção 

Portugal lembra dos dois anos que o Brasil está sob o governo do presidente Michel Temer, antes de Jair Bolsonaro ser eleito.

“O grave problema são esses dois anos de golpe, com Temer no governo causando a quebra do sistema previdenciário brasileiro e a alta taxa de desemprego que está aí. E, o Bolsonaro, vem agindo como se nada disso tivesse existido no Brasil”, critica.

“Agora, ele quer votar a Reforma da Previdência e a Escola Sem Partido, pra depois ser enviado pra Itália, como se nada tivesse acontecido. Ou seja, Bolsonaro vai passar a mão na cabeça de Temer para ele não sair no camburão”, completa a deputada.

Alice alerta que a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é injusta e que o povo não deve ficar desapercebido das ações em relação aos outros políticos envolvidos em corrupção.

“O dono da JBS foi solto hoje. O outro, da mala de dinheiro, está sem tornozeleira. Aécio já foi solto. Enquanto Lula, está preso ilegalmente, sem nenhuma prova dos autos”, relata.

A deputada lembra da ampliação da educação, do desenvolvimento da construção civil e do pleno emprego no governo Lula e afirma que a corrupção é sistêmica e precisa ser combatida.

“Vamos pegar apoio da intelectualidade, como o de Caetano Veloso, da Anistia Internacional, colocar nossa mente pra ativar. Haddad deve rodar o Brasil, com nossas condições, pra quebrar o monopólio das redes sociais e revelar as verdades ao povo”, anuncia.

BRT

Alice Portugal disse ainda que a obra do BRT, em Salvador, deve derrubar, em média, 500 árvores, e vários especialistas de urbanismo e meio ambiente já alertaram para os riscos do projeto. Para ela, a prefeitura poderia criar uma ligação do metrô para os bairros, com o aumento de linhas de ônibus e interligações por meio de planos inclinados.

“O DEM não deixou ter audiência, mas precisamos discutir. Essa é apenas uma obra contra outra, para retirar os passageiros do metrô para o BRT, mas não vai, porque o povo já aderiu ao metrô”, finaliza.