São F. do Conde: Aluno do 5º ano é premiado na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Um estudante da rede municipal de Educação de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, foi um dos premiados na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Fredson Vinicius dos Santos Arcanjo é aluno do 5o ano A do Complexo Escolar Rilza Valentim e apresentou o projeto com tema relacionado ao Sistema Solar. “Quando a professora falou da participação na OBA, fiquei bastante contente. Sabia da importância para mim como aluno, para a escola e para a Educação do município. Quando eu soube do resultado, fiquei bastante alegre, pois tinha ganhado em primeiro lugar, todo mundo me parabenizando me deixou muito feliz”, disse Fredson.

Realizado há 21 anos, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica teve em 2018 o impressionante número de 774.232 alunos inscritos de 8.456 escolas de todo o país. Uma comissão formada por astrônomos profissionais e engenheiros da Agência Espacial Brasileira avaliaram o desempenho dos estudantes premiados na competição.

”A nossa primeira participação na OBA foi muito significativa, pois, de modo geral, as escolas, no seu dia a dia, estão muito voltadas à grade curricular obrigatória. Por isso, incentivamos propostas extracurriculares que representam novos desafios e ofereçam oportunidades atraentes para ampliação do conhecimento dos alunos que querem algo a mais. Nesse viés, estimulamos os alunos a pesquisarem sobre o sistema solar, os professores trabalharam de forma interdisciplinar”,relatou a gestora da unidade escolar, Lindinalda Nogueira.