Unidade de Saúde da Família Vila Verde é inaugurada

Foto: Max Haack

Carnaval de Salvador 2018_Foto Max Haack_Ag Haack
A Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Verde, localizada na Estrada Velha do Aeroporto, foi inaugurada na manhã desta terça- feira (20), com a presença do prefeito ACM Neto. Com investimento de R$ 1,7 milhão, a USF Vila Verde conta com dois pavimentos, distribuídos em 630m² de área, com acessibilidade e capacidade de atendimento para 650 pessoas por dia. A nova unidade de saúde prestará assistência à população das comunidades de Jaguaripe e Vila Verde. Aproximadamente 14 mil pessoas estão cadastradas na Estratégia de Saúde da Família dessas localidades e devem ser beneficiadas pelas novas instalações.
No local, serão oferecidos atendimento voltado para a saúde da criança (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento), do adolescente e da mulher, com planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal, rastreamento de câncer de colo de útero e de mama e outros. O público masculino também está contemplado pela unidade, que abrirá aos sábados só para esse atendimento.
Haverá também serviços de saúde do idoso (realização de ações de assistência e grupo de convivência) e atendimento bucal. A unidade vai dispor ainda de serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS. Serão ofertados, ainda, serviços de atenção integral, focando nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
“Este é o primeiro de uma série de 11 postos a serem entregues, um por semana, nos próximos dois meses. Ou seja, mais de 40 equipes de USF que, a partir de 2019, vão dar assistência à população de Salvador. Será dado o maior salto quantitativo em ampliação da atenção básica dos últimos tempos na capital. Esse trabalho começou em 2013 e não para, sobretudo focando em áreas como essa, que havia uma demanda reprimida e, portanto, um déficit de assistência que será resolvido agora com essa nova unidade”, salientou o prefeito.
Ampliação 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, a região do Distrito Sanitário Itapuã, em 2012, tinha apenas 20% da cobertura em Atenção Básica de Saúde. Até o fim de 2018, o número saltará para 54%. Com as novas inaugurações previstas para os próximos dois anos, a intenção é encerrar o ano de 2020 com mais de 76% de cobertura da região.