São F. do Conde: Exposição fotográfica celebra 50 anos do Samba Chula

Uma exposição fotográfica vai marcar as comemorações dos 50 anos do Samba Chula em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. A amostra será aberta nesta quarta-feira (28), na Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). O encerramento da exposição acontece no dia 7 de dezembro, com apresentações do Samba e convidados.

SAMBA CHULA

O samba chula característico é também chamado samba de viola e samba amarrado. Uma dupla de cantadores canta a chula e a outra dupla reforçada pelo coro das mulheres responde com o relativo – um verso menor que “arremata” a chula. Nessa hora, ninguém entra na roda para sambar, esperando os homens terminarem de cantar e começar a parte instrumental com solos de viola e da percussão. A sambadeira agora samba com passos miudinhos, “peneirando” e percorrendo a roda toda até dar a umbigada noutra sambadeira, que espera a próxima chula cantada.

As chulas são miniaturas poéticas que tratam dos assuntos da vida, contando pequenas histórias, relatando conflitos e as complicações da paixão, retratando aspectos do cotidiano e dando conselhos, alertas e “sotaques” para quem precisa ouvir.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DO SAMBA CHULA

DATA: De 28 de novembro a 07 de dezembro

LOCAL: Sede da Secretaria de Cultura (SECUTL), localizada na Rua Espírito Santo – Centro

HORÁRIO: Das 08h às 14h