Candeias: Recadastramento biométrico segue até fevereiro

    Os eleitores de Candeias, município pertencente a 127ª Zona Eleitoral, têm até o dia 22 de fevereiro de 2019 para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA)  apenas 13.772 eleitores (22,07%) do total de 62.401, cadastraram suas digitais.

    O recadastramento biométrico é realizado no Fórum de Candeias, situado na praça dos Três Poderes, no bairro de Ouro Negro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Segundo o cartório do município, poderão ser distribuídas senhas para os eleitores em caso de grande luxo no local, a fim de que não ultrapassar o horário de atendimento.

    Para fazer o recadastramento biométrico, basta apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado. A depender do caso, deverá também levar os comprovantes de quitação de multa. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

    Para saber como está a sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor poderá consultar e imprimir a multa (se houver), no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A pesquisa é feita no menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor.

    Obrigatoriedade

    Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores domiciliados no município de Candeias, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). A exceção é somente para aqueles que já realizaram a coleta de dados biométricos na respectiva municipalidade.