Servidores estaduais passam a noite na Assembleia e pretendem impedir mais uma vez votação de projeto

Os servidores estaduais passaram a madrugada desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, onde protestaram na tarde de terça (11), sob clima de tensão, para que a votação da reforma administrativa, proposta pelo governo do estado, fosse retirada da pauta. Os manifestantes afirmam querer diálogo entre servidores e governo.

No protesto de terça-feira, a votação da reforma foi suspensa — e remarcada para a manhã desta quarta — após invasão do plenário pelos manifestantes.

Os servidores contam que alguns itens da reforma que mais causam preocupação são o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos de 12% para 14% e alterações no Planserv.

“Os mais prejudicados com as medidas do governo serão exatamente os servidores com menor remuneração. Eles serão punidos duplamente, com o aumento na contribuição ao Funprev e com a queda de qualidade no atendimento do Planserv”, afirma o diretor  presidente do Sindicato dos Professores, Rui Oliveira.

Em protesto contra a reforma administrativa proposta pelo governador da Bahia, Rui Costa, servidores estaduais quebraram a porta de vidro da entrada do plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alba) e invadiram o local, na tarde de terça-feira. O clima ficou tenso no prédio, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Sem um acordo com oposição e servidores, o presidente da Alba, Ângelo Coronel (PSD), chegou a anunciar que faria a votação em outro local da casa, já que o plenário estava ocupado pelos manifestantes.

No entanto, por volta das 17h10, ele voltou atrás e anunciou que a sessão estava encerrada e que as pautas, inclusive a votação da reforma administrativa, seria retomada nesta quarta-feira, às 9h45.

Dos 63 parlamentares, 49 estavam presentes no plenário na terça-feira. Outros 14 não compareceram.