São F. do Conde: Metas e estratégias para a educação são debatidas em audiência pública

    Metas e estratégias para a educação de São Francisco do Conde foram debatidas nesta quarta-feira (12), na audiência pública que aborda sobre Plano Municipal de Educação (PME). O encontro possibilitou o cidadão e a gestão municipal definir metas, estratégias e prazos para a educação do município. Durante o encontro, serão elaboradas 20 metas que compõem o PME, que deverão ser alcançadas até 2025. Ao longo da audiência, cada meta foi debatida individualmente para acatar as sugestões da sociedade.

    “Precisamos avançar cada dia mais, com o apoio da sua equipe, que é muito competente e cujo reflexos vemos nos avanços do IDEB. As alterações propostas aqui, hoje, se tornarão um projeto que será encaminhado aqui para a Casa Legislativa e deixará de ser um plano de governo para se tornar um plano de estado, aprovado pela sociedade civil”, afirma o prefeito Evandro Almeida que participou da mesa.

    Foto: Divulgação

    Segundo o secretário  Municipal de Educação, Marivaldo do Amaral, a audiência visa cumprir o que a lei que estabelece o PME, em que um de seus artigos prevê que se tenha uma audiência de avaliação das metas estabelecidas. O secretário destacou que irá mudar o formato da Jornada Pedagógica, para que se torne um ato menos político e mais administrativo, como já ocorreu neste ano de 2018. ”Com ações de gestão organizadas é que poderemos avançar ainda mais. Fácil é falar, mas fazer é complexo porque o dia-a-dia requer um conjunto de mentes dedicadas ao nosso propósito maior, que é a Educação de qualidade. Como professor que sou, tenho noção do chão da escola e caminho a passos firmes e conscientes de onde queremos chegar”, ressalta o secretário.

    Na mesa de debates, participam também a superintendente executiva da Seduc, Rahijois Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Josaíra Xavier; a diretora pedagógica da Sedu, Cristiana Ferreira; e a representante do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Vitalina Silva; e a diretora  do Campus dos Malês da Unilab, Mirian Reis.