Atendimento de anestesistas continua suspenso pelo Planserv; reunião termina sem acordo

    Com informações do G1/BA

    Detail of a nurse uniform on a blue blurred background

    O atendimento dos anestesistas pelo Planserv segue suspenso na capital baiana. A reunião, realizada na terça-feira (8), na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no Centro Administrativo do estado (CAB), em Salvador, entre representantes do  plano de saúde do estado e médicos anestesistas terminou sem acordo. Uma nova rodada de negociação acontecerá no dia 30 de janeiro.

    A paralisação começou na última segunda-feira (7) porque, segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), os valores pagos pelo plano aos médicos não são reajustados desde 2015.

    Segundo a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest-BA), esse reajuste foi solicitado pela classe há 3 anos, além de outras pendências contratuais, mas nenhum pedido foi atendido.

    Segundo o vice-presidente do Cremeb, Júlio Braga, as cirurgias de emergência estão garantidas pelo plano, e que a suspensão vale apenas para cirurgias eletivas agendadas a partir da segunda-feira.

    Por meio de nota divulgada na segunda-feira, o governo do estado, responsável pela administração do Planserv, informou que os serviços de anestesia podem ser prestados diretamente pelos hospitais, pois já estavam previsto desde quando a rede credenciada estabeleceu relação contratual com o plano.

    A nota diz ainda que o Planserv está adotando todas as medidas necessárias para que as cirurgias continuem sendo realizadas sem qualquer tipo de prejuízo em toda a rede de prestadores.