Novo tomógrafo é entregue ao hospital Eládio Lassérre

O serviço de tomografia computadorizada do hospital Eládio Lassérre, em Cajazeiras, foi inaugurado nesta quinta-feira (9). O novo tomógrafo possibilitará ampliar em 30% o volume de cirurgias, e garantir maior precisão no diagnóstico, evitando ainda que pacientes sejam transferidos para outras unidades a fim de realizar exames de alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esse é o primeiro equipamento de tomografia da unidade hospitalar, que proporciona exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explica Vilas-Boas.

O investimento entre obras e equipamentos foi superior a R$ 1,7 milhão, com capacidade para realizar cerca de 1.200 exames por mês.

De acordo com o diretor médico da unidade, Francisco Santana, o hospital possui 156 leitos, sendo 10 de UTI, e atende diversos perfis de pacientes. “Nos casos mais graves, recebemos pacientes em choque, ou seja, aqueles com quadro de politraumatismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo, Pós-Cirúrgico ou qualquer outra demanda que precisar de tratamento intensivo”, explica o diretor.

Inaugurado em 1996 e ampliado em 2009, o Hospital Professor Eládio Lasserre atende uma população estimada de 800 mil habitantes dos bairros de Cajazeiras e adjacências, em Salvador. Realiza aproximadamente 6 mil atendimentos entre urgência, emergência e ambulatório, bem como 700 internamentos por mês em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, cirurgia geral e traumatologia. Ainda faz 350 cirurgias e realiza mais de 12 mil exames de imagem e laboratoriais.