Contenção de encosta é entregue em Praia Grande

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Na manhã desta quinta-feira (10), o governador Rui Costa entregou uma obra de contenção de encosta comunidade de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O local também recebeu serviços de urbanização, com recuperação de escadaria, trabalho técnico social, pavimentação e drenagem pluvial. No total, foram investidos R$ 2,2 milhões.

“Temos ainda mais certeza que esse é um investimento importante quando vemos a alegria das crianças, idosos e de todos os moradores dessas áreas de risco ao receber uma obra como esta. A contenção significa tranqüilidade para dormir, por estar em um lugar seguro, e a convicção de que sua casa não corre mais o risco de desmoronar. É importante destacar também que, além da contenção das encostas, sempre realizamos serviços de urbanização no entorno, garantindo um acesso mais digno às ruas e às casas nessas localidades”, revelou o governador.

A encosta entregue com serviços executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) tem uma área de 253 metros de extensão e 2.882 metros de solo grampeado, com pavimentação em concreto, calha e guarda-copo. Na área, que vai beneficiar 1.097 habitantes, também foi realizada pavimentação em concreto em 835 metros quadrados, instalação de 344 metros de calha e 269 metros de guarda-corpo, além de urbanização e requalificação do entorno.

Programa

A obra entregue pelo Governo hoje faz parte do Lote 3 do Grupo 4 do Programa de Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto, em Salvador, que prevê obras em 45 encostas. No total, está previsto investimento de aproximadamente R$ 200 milhões na recuperação de mais de 100 encostas localizadas em 106 regiões diferentes da capital baiana.

As áreas contempladas foram divididas em quatro grupos. Destas, mais de 40 obras de contenção de encostas já foram concluídas. Quando finalizado, o projeto terá realizado intervenções em 47 localidades da capital baiana.