Região Metropolitana: Assinatura formaliza criação de Consórcio Público de Saúde

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e seis prefeituras da Região Metropolitana de Salvador foi assinado na tarde desta segunda-feira (14), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O documento institui o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Salvador, com sede em São Francisco do Conde, que figura como o 20º formado no estado.
Com a assinatura, foi formalizada a instalação da Policlínica Regional de Saúde em São Francisco do Conde. Fazem parte do consórcio os municípios de Candeias, São Francisco do Conde, Saubara, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Santo Amaro, que, juntos, somam quase 300 mil habitantes.
De acordo com o governador Rui Costa, trata-se de “mais um momento simbólico de um novo formato de gestão, que é o modelo de consórcio interfederativo envolvendo Estado e municípios. É um exemplo que mostra união para fazer mais, melhor e mais barato para a população, no cuidado com a saúde pública. Quero agradecer aos prefeitos que assinaram esse documento, apostando na prevenção e diminuindo essa prática de demanda por hospitais”.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas destacou que “em 2018, em visita a São Francisco do Conde, o governador sugeriu que a policlínica, que seria construída beneficiando apenas o município, passasse a integrar um consórcio, ampliando a cobertura para a região metropolitana avançada de Salvador”. A unidade vai ficar em um prédio doado pela Prefeitura do município. Vilas-Boas lembrou ainda que “a obra está em estágio adiantado e deve ser entregue em 2019”.
A policlínica viabilizada pela assinatura do documento ofertará procedimentos de mamografia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio-x, biópsia e tomografia. De acordo com o coordenador dos Consórcios Públicos de Saúde, Nelson Portela, “o próximo passo é reunir os seis prefeitos que integram este protocolo para a aprovação do estatuto e eleição do presidente e vice-presidente do consórcio”.
Assim como em outras unidades, o Consórcio da Região de Salvador prevê a manutenção do equipamento custeada 60% pelo Estado e 40% pelos municípios partícipes.
 
Policlínicas 
Em toda a Bahia, já são oito policlínicas de saúde em funcionamento nas regiões Extremo Sul, Alto Sertão, Jequié, Irecê, Feira de Santana, Alagoinhas, Reconvale e Baixo Sul. Outras 11 – instaladas em Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, São Francisco do Conde e Ribeira do Pombal – estão em construção e devem ser inauguradas ainda este ano.
Unidades de média complexidade especializadas no apoio diagnóstico, as policlínicas são instaladas em locais estratégicos e regionalizam o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços mais perto de casa, sem precisar se deslocar por longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.
Profissionais de inúmeras especialidades, entre elas angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, atuam no equipamento, que possui, em média, 2,9 mil metros quadrados de área construída, com 12 consultórios. Consultas e exames são realizados por meio de um agendamento prévio, realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.