Candeias: Eleitores enfrentam grande fila para o recadastramento biométrico

    Foto: Reprodução

    Os eleitores de Candeias, região metropolitana de Salvador, enfrentam uma grande fila para fazer o recadastramento biométrico. A fila começou a ser formar na madrugada desta quinta-feira (17), sede do Fórum Desembargador Ivan Brandão, no bairro do Ouro Negro.

    De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), dos 62.777 eleitores, apenas 20.725 foram recadastrados biometricamente até a última segunda-feira (14). O número significa que apenas 33,01% do eleitorado da cidade cadastraram as digitais.

    O prazo para fazer o recadastramento biométrico encerra no dia 22 de fevereiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Segundo o cartório do município, poderão ser distribuídas senhas para os eleitores em caso de grande fluxo no local, a fim de que não ultrapassar o horário de atendimento.

    Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado. A depender do caso, deverá também levar os comprovantes de quitação de multa. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

    Para saber como está a sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor poderá consultar e imprimir a multa (se houver), no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A pesquisa é feita no menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor.

    Obrigatoriedade

    Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores domiciliados no município de Candeias, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). A exceção é somente para aqueles que já realizaram a coleta de dados biométricos na respectiva municipalidade. A multa para quem não realizar o recadastramento varia de R$ 3,51 a R$ 35,10.

    De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo da biometria é garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito a coleta das informações é feita através de um Scanner que permite fazer a leitura das impressões digitais.