Baianos e turistas participam da Lavagem do Bonfim

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Milhares de baianos e turistas, vestidos de branco, marcaram presença nesta quinta-feira (17), em uma edição da Lavagem do Bonfim. A tradicional celebração ecumênica que precede o cortejo de fieis rumo à Colina Sagrada teve início por volta das 8h.  A cerimônia foi realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio com a participação de espíritas, hinduístas e candomblecistas.

Após a celebração, centenas de baianas puxaram o cortejo de oito quilômetros em direção a Colina Sagrada e lavaram o adro da igreja. Os turistas acabaram se contagiando pelo entusiasmo da multidão. Diversas autoridades, entre elas o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), acompanharam o cortejo, ao lado de secretários e aliados políticos.

História

A tradição do Bonfim em Salvador começou no século 18, quando escravos lavavam a igreja em preparação para a festa. Posteriormente, o candomblé assumiu o ritual, reverenciando Oxalá, que no sincretismo religioso corresponde a Nosso Senhor do Bonfim.