Copa América 2019: Sorteio define grupos e tabela nesta quinta

Com informações do BN

O sorteio de grupos da Copa América 2019 será realizado nesta quinta-feira (24), a partir 19h30 no horário da Bahia. A cerimônia acontece na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia. Além do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador também receberão jogos. Inclusive, a Arena Fonte Nova será palco da segunda partida do Brasil, no dia 18 de junho, às 21h30. A abertura da competição está marcada para o dia 14 de junho no Morumbi, e a final será no dia 7 de julho no Maracanã.

Para o sorteio desta noite, quatro potes com cada uma das seleções, distribuídas de acordo com o ranking da Fifa do dia 20 de dezembro. Vale lembrar que Japão e Catar foram convidados para participar do torneio sul-americano. Cada pote saíra uma seleção para cada um dos três grupos. No pote 1 estão os cabeças de chave, Brasil, Argentina e Uruguai. O 2 reúne Chile, Colômbia e Peru. O 3 tem Japão, Paraguai e Venezuela. E no 4 aparecem Bolívia, Catar e Equador. Os dois países convidados não poderão cair no mesmo grupo.

O sorteio será conduzido pelo capitão do pentacampeonato do Brasil, Cafu. O ex-lateral terá o auxílio da melhora jogadora do mundo Marta, e dos ex-jogadores Zico, Zé Roberto, do uruguaio Diego Lugano, do argentino Javier Zanetti, do paraguaio Romerito e do colombiano Francisco Maturana. Outro ex-craque que também participará da cerimônia é Ronaldinho Gaúcho. Ele despontou mundialmente na edição de 1999 da Copa América, conquistada pelo Brasil.

Em busca da redenção após eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia em 2018, o Brasil também vai tentar acabar com o jejum de títulos do torneio. A última conquista do time Canarinho foi em 2007. Nas edições de 2011 e 2015, o selecionado brasileiro amargou eliminações para o Paraguai nas quartas de final, nos pênaltis. Em 2016, a equipe caiu prematuramente na primeira fase.