Lauro de Freitas: Município sedia competição de judô

Com informações do A Tarde/Foto: Divulgação

O Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, recebe no próximo sábado (2), o Desafio Internacional de Judô Veteranos 2019, que vai reunir atletas com mais de 30 anos em um grande treino. O evento começa às 9h e tem entrada gratuita, tanto para os judocas quanto para o público.

Segundo a presidente da Associação de Judô Masters Bahia, Nadya Soares, a Bahia tem se destacado nas competições nacionais voltadas para a categoria de veteranos, assim como os atletas brasileiros no cenário mundial.

“O Brasil foi campeão mundial por equipes em 2018. Já a Bahia foi campeã brasileira em 2016 e, em 2018, ficou em quinto lugar na competição nacional. Atualmente, um campeão veterano também é reconhecido pela Confederação Brasileira de Judô, assim como acontece nas outras categorias”, ressalta.

O desafio para veteranos, que tem a proposta de agregar cada vez mais participantes, acontece simultaneamente em 12 países e em 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Na Bahia, o encontro também é realizado nas cidades de Serrinha, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Irecê.

O objetivo da iniciativa é ‘fomentar ainda mais o judô como arte, sem o espírito de competição, com atletas veteranos, em sua grande maioria professores de academias, senseis, que buscam resgatar os valores do judô para os mais novos e servir de exemplo de conduta esportiva nos dojôs’, segundo a Associação.