Nelson Leal acata parecer da Procuradoria-Geral e vai dar posse ao vereador Thiago Correia na Assembleia Legislativa

Foto: DIvulgação

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal (PP), acatou o parecer do Procurador-Geral da Casa, Graciliano Bomfim, e convocou, hoje (7), o vereador Thiago Correia (PSDB), na condição de primeiro suplente, para assumir o cargo de deputado estadual no lugar do deputado Leo Prates. Ele assume o cargo após Leo Prates (DEM) assumir  a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador (Semps).

“Estou acatando o parecer do nosso Procurador-Geral, garantindo a composição numérica do colegiado de 63 deputados da Assembleia Legislativa. De acordo com a Procuradoria, o Supremo Tribunal Federal (STF) já firmou entendimento, endossado pelo Ministério Público Federal, de que não se aplicam aos suplentes as restrições constitucionais inerentes ao exercício do mandato parlamentar. O suplente é um substituto eventual”, explica o chefe do Legislativo.

De acordo com STF, o suplente, enquanto tal, não é titular de mandato. Ele apenas detém a expectativa de substituir provisoriamente o titular eleito, em caso de afastamento provisório deste, ou a expectativa de suceder o titular, isto é, de substituí-lo em definitivo, em caso de vaga definitiva. “Vou acompanhar a decisão legal de que não há qualquer inconstitucionalidade ou incompatibilidade no exercício temporário de mandato de deputado estadual por vereador da Câmara Municipal de Salvador, desde que devidamente licenciado nos termos legais e regimentais”, decidiu Nelson Leal.