Velejadores brasileiros presos em Cabo Verde são liberados após 18 meses

Com informações do BN/Foto: Alex Coelho

Os velejadores Daniel Guerra e os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, presos há 18 meses em Cabo Verde, acabam de ser comunicados de que poderão aguardar os próximos trâmites do processo em que são julgados em liberdade.

Os brasileiros alegam inocência frente à existência de droga no barco que transportavam na modalidade de serviço delivery, droga essa que estava localizada em local de impossível acesso por parte dos velejadores contratados.

Eles foram presos em 2017 e condenados a 10 anos, em um processo no qual a justiça cabo-verdiana desconsiderou testemunhas brasileiras e um inquérito feito pela Polícia Federal brasileira que apontava que os velejadores desconheciam o transporte da droga. A sentença foi anulada em janeiro de 2019 e o processo voltou para a 1ª Instância da justiça do país.

Na segunda-feira (4), os velejadores receberam um documento que os informava que o processo tinha caído de instância, sendo recebido pelo juiz Antero Tavares, o mesmo que os condenou a dez anos de prisão.

Com isso, nesta quinta-feira (7), o juiz Antero Tavares emitiu uma documentação determinando a soltura deles de acordo com o Código de Processo Penal do país, conforme os apontamentos feitos pelos advogados das partes. Os familiares já comemoram a soltura dos brasileiros e os receberam na porta da penitenciária de São Vicente.

A soltura dos velejadores não significa que foram inocentados, mas sim que poderão aguardar os trâmites legais em liberdade. Ainda não se sabe quais serão os próximos passos da Justiça de Cabo Verde, onde o processo segue em 1ª Instância, sem indicativo de data de novo julgamento.