Sem acordo entre funcionários e patrões, lojas de shoppings de Salvador não abrirão no domingo (10)

Com informações do G1/BA

A maior parte das lojas dos shoppings de Salvador não abrirá no próximo domingo (10), devido a impasse entre empresários e empregados, que vem ocorrendo desde 2018. A decisão deve seguir durante os próximos domingos, até que seja feito um novo acordo entre as partes, que envolve, entre outras questões, o funcionamento do comércio aos domingos e feriados, além de questões salariais.

Um decreto expedido pela prefeitura na quinta-feira (7), autorizou o funcionamento do comércio em geral aos domingos, e aos feriados, mas desde que esteja nos termos estabelecidos em Convenção Coletiva do Trabalho.

Segundo Joelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários, que representa os trabalhadores, apesar do decreto, a categoria não é obrigada a trabalhar aos domingos, porque nenhuma convenção para tratar das questões de trabalho foi realizada entre as categorias.

Ainda segundo o presidente, é preciso que seja feito um acordo entre patrões e empregados para que os trabalhadores voltem a trabalhar.

O Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), representado pelo presidente Paulo Mota, confirmou que as lojas não vão funcionar do domingo.

“Eu entendo que no momento não dá para abrir as lojas. Eu não conheço o texto do decreto. Estou esperando retorno jurídico. Não há como o comércio funcionar no domingo. Eu ainda não conheço o texto do decreto. No momento eu acredito que não pode”, pontuou o presidente.

Quanto aos acordos, Paulo informou que o impasse continua porque o Sindicato dos Comerciários não apresentou nenhuma pauta.

“A gente ainda não recebeu nenhuma pauta [do Sindicato dos Comerciários]. A pauta é a referência. Nós estamos só aguardando . Sem pauta não faz convenção. Sem a pauta não tem negociação”, completou.