Candeias: Prefeito comenta pedido de cassação

Com informações do BN/Foto: Câmara de Vereadores

O prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) comentou hoje (15), em entrevista à Rádio Baiana FM, sobre as acusações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que solicitou a cassação do seu mandato e da vice-prefeita Márcia Gomes (PSDB). Eles são acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos. O chefe do Poder Executivo municipal declarou que o processo tem caráter político movido pela oposição. “Esse é o intuito da oposição da nossa cidade que não quer ver a nossa cidade se desenvolver. é um processo impetrado pela nossa oposição que prejudicou a nossa cidade durante anos, quer retomar o caos a nossa cidade e impetrou essa ação”, afirmou Pitágoras que participou hoje da sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores.

Ele disse ainda que vai aguardar a decisão da justiça e que está tranquilo. “O MP deu esse entendimento, mas iremos esperar pelo entendimento do juiz. Quem nos colocou aqui nos garante. Estou muito tranquilo”, finalizou o prefeito.

Parecer da Promotoria Eleitoral

De acordo com parecer da promotora de Justiça Eleitoral, Clarissa Diniz Guerra, a compra de votos está relacionada à prestação gratuita de serviços médicos e distribuição de medicamentos, em ação intitulada Caravana da Saúde e em atendimentos domiciliares.

O documento aponta ainda que houve abuso de poder econômico na “compra de apoio político de cabos eleitorais, presidentes de partidos e de agremiações, com uso de recursos financeiros não contabilizados”. O prefeito e a vice teriam pago, em espécie, R$ 49 mil a candidatos e ao presidente do PRP de Candeias. O parecer segue para decisão do Juiz Eleitoral do município, Tadeu Ribeiro Vianna Bandeira.