Prefeitura anuncia programação dos trios no Carnaval

Contagem regressiva para a maior festa popular do planeta. E, já que “O Mundo Escolheu Salvador”, tema da folia este ano, o Carnaval da primeira capital do Brasil vai animar todos os soteropolitanos e os cerca de 800 mil visitantes com mais de 700 apresentações nos circuitos oficiais e muitas novidades. Dentre os destaques está o retorno da entrega das chaves na quinta-feira (28) ao Rei Momo, no Campo Grande (Circuito Osmar), conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto em coletiva na manhã de hoje (20), na Casa do Carnaval.
Outra novidade é que, também na quinta-feira (28), o Furdunço volta à rua para dar o pontapé na programação do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Haverá ainda programação especial para crianças no Rio Vermelho e até mesmo transmissão internacional em cima do trio – tudo isso com uma megaestrutura que envolve órgãos municipais e parceiros para dar mais conforto ao público.
A coletiva também contou com a presença de todos os gestores municipais envolvidos com a organização da festa, a exemplo do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington. Também estiveram presentes representantes das empresas Ambev e itMOV que, assim como a marca Dorflex, são patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador em 2019, além de representantes de entidades carnavalescas e do setor turístico.
De acordo com o prefeito, o objetivo é sempre fazer o maior Carnaval dos últimos tempos e Salvador se preparou e se organizou para isso. “Neste ano de 2019, Salvador está bombando e tem o melhor Verão da última década. Por isso, foi escolhido este tema porque essa é a verdade: o Carnaval é o momento no qual as pessoas do mundo inteiro voltam as atenções para a cidade. A festa terá serviços públicos ainda mais aperfeiçoados, folia democrática como nunca antes, com maior número de atrações sem corda nos principais circuitos e no Carnaval nos Bairros, inclusive com baile infantil e apresentação de orquestras. Procuramos sempre reinventar a festa para garantir as novidades com mistura de ritmos e sons e opções para todas as idades e gostos”, disse ACM Neto.
Atrações
O presidente da Saltur, Isaac Edington, salientou que a Prefeitura fez um grande esforço para que todos os circuitos estivessem recheados de atrações com blocos de trio e apresentações para o folião pipoca. No pré-Carnaval, além do Fuzuê e Furdunço, que acontece já neste fim de semana no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), também haverá o Salvador Som e Mar no sábado (23), a partir das 12h, na Baía de Todos-os-Santos (próximo ao Solar do Unhão). O Carnaval marítimo terá dose reprisada no sábado (02), também no mesmo horário.
O Pipoco volta pela terceira vez com Léo Santana na terça (26), também na programação de pré-Carnaval, na saída do Clube Espanhol até o Farol da Barra, a partir das 19h. E, claro, os tradicionais blocos de fanfarras animam o Circuito Sérgio Bezerra (Barra), a partir das 19h da quarta-feira (27), um dia antes do início oficial da folia.
Na quinta-feira (28), dia da abertura oficial do Carnaval, o Circuito Dodô terá a programação iniciada com o Furdunço, que faz a segunda apresentação da folia reunindo nomes como BaianaSystem, Irmãos Macedo e Mudei de Nome (ex-Alavontê). A entrega das chaves ao Rei Momo será no Campo Grande (Circuito Osmar), com atrações ainda sendo fechadas, mas que deverá reunir grandes nomes da música baiana.
Uma novidade este ano é a programação especial no Rio Vermelho, de 1º a 3 de março (sexta a domingo), que terá bailes infantis, a partir das 15h, e apresentações de orquestras para a família inteira, a partir das 17h. Além das ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades, o Carnaval dos Bairros estará presente em mais nove localidades: Pau da Lima, Liberdade, Pelourinho, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Piatã e Plataforma. Além de grandes nomes como Psirico, Sarajane, Gerônimo e Márcia Castro, as apresentações também contarão com artistas dos próprios bairros.
A Prefeitura leva gratuitamente grandes atrações para os circuitos Dodô e Osmar. No Osmar, por exemplo, se apresentam Saulo (sábado); Léo Santana, Mudei de Nome, Danniel Vieira, Pegadeira, Psirico, Àtooxxá, Denny Denan, Carla Perez e o projeto Trio Mulher, com as cantoras Carla Cristina, Ana Mammeto e Vânia Abreu, no domingo; Cláudia Leitte, Márcia Castro, Carla Perez, La Fúria, Tatau, Tuca Fernandes, Igor Kannário, Alinne Rosa, na segunda; Mudei de Nome, Chiclete com Banana, Lincoln &Duas Medidas, Pegadeira e Gerônimo, na terça.

No Circuito Dodô, a Prefeitura vai apoiar atrações como Daniela Mercury, Claudia Leite, Saulo, Pegadeira, Harmonia do Samba, Banda Eva, Lincoln & Duas Medidas, Cheiro Híbrido, na quinta-feira (28); Parangolé, Magary Lord, Saulo, Psirico, Igor Kannário, Pipoca do Cheiro e La Fúria, na sexta; Major Laser (música eletrônica com Diplo, Jilionaire e Walshy Fire), Katê e Amanda Santiago, no sábado; Margareth Menezes, Lincoln & Duas Medidas e Márcia Freire, no domingo; Chiclete e Jau, na segunda; Araketu, Gerônimo, Alinne Rosa, Adriano Rezende, Márcia Castro e Quabales, na terça.
Promoção turística
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, foram incrementadas as ações de recepção de promoção turística durante a folia. Mais de 30 profissionais estarão envolvidos na equipe de Boas Vindas ao Turista, com atuação nos principais portões de entrada e pontos turísticos de Salvador. Também será realizada uma press trip com seis jornalistas europeus, que vão conhecer de perto a festa.
Dois postos de Informação ao Turista serão montados durante o Carnaval, sendo um deles fixo e localizado no Elevador Lacerda, com funcionamento das 8h às 17h. O outro posto será móvel e estará disponível na chegada dos cruzeiros, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A programação da folia será distribuída por quatro equipes, situadas no aeroporto, rodoviária, Praça Municipal e terminal marítimo. Além disso, está sendo montada uma playlist específica para o Carnaval, dentro da Plataforma Cidade da Música.