Colaboradores são capacitados para atender situação de risco no Carnaval

Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) 180 colaboradores que irão atuar no Carnaval participam de curso de capacitação. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), o objetivo do curso é oferecer qualificação aos colaboradores que irão atuar nos circuitos e em todo o território de abordagens de famílias com crianças e adolescentes que estiverem em situações de risco social.
O curso acontece na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), no bairro da Lapinha, com com aulas e palestras ministradas por membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, Superintendência Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça e equipe de gestão da Semps.
“Os colaboradores vão trabalhar identificando aquelas crianças ou adolescentes que estão em risco, e vão atuar imediatamente com estratégias que serão debatidas durantes estes dois dias de capacitação”, explica a gestora. “Toda rede do sistema de garantia de direitos está junto com a Semps capacitando esses colaboradores para atuações mais qualificadas e abrangentes nos circuitos do Carnaval”, acrescenta, diretora de Proteção Social Especial da Semps, Juliana Portela.
As equipes da Semps atuarão em plantão 24 horas. “No Carnaval 2019, as equipes da Semps estarão empenhando todos os esforços possíveis através de ações do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), com monitoramento e encaminhamento ao Conselho Tutelar e atuação massiva ininterrupta, durante 24 horas, pois é durante a noite e madrugada que precisamos estar ainda mais atentos”, afirmou o secretário Léo Prates.