São F. do Conde: Município realiza diversas ações para alertar sobre o câncer de protásta

Durante o mês de novembro, o município de São Francisco do Conde realizará diversas ações voltadas para a saúde do homem. As atividades fazem parte da campanha Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A abertura das atividades acontecerá nesta quarta-feira (5), na Caminhada das Poderosas- evento que encerra a campanha do Outubro Rosa. A passeata sairá do Posto Nova Era, sentido Orla Marítima.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes será realizado no dia 14 de novembro, orientação sobre qualidade de vida, dietas, aferição de PA, dosagem de glicemia, nas unidades de saúde do município.

Além da caminhada, um mutirão de saúde será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, na Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria. Serão oferecidos aferição de pressão arterial,  glicemia, consulta com médicos urologista, clínico, ultrassonografista e cardiologista; realização de exames preventivos (USG de próstata e PSA); mutirão de teste rápido; campeonatos de baralho e futebol. Além disso serão distribuído preservativos e material informativo.

Câncer de Próstata

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. A doença atinge homens a partir dos 65 anos. O Inca destaca ainda que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele.

Comentários

comentários