Mais de 17 mil materiais proibidos são apreendidos no Carnaval

Em três dias oficiais de folia, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 17.097 itens irregulares, alguns deles que representavam risco às pessoas (armas brancas). Só ontem (02), a quantidade de materiais retirados das ruas foi 5.794.
No acumulado, os itens irregulares mais aprendidos foram: latinhas de cerveja que não são da marca do patrocinador (9.446), água (4.301), espetinhos (1.260), refrigerantes (1.194), isopor (178), cavalete de metal/madeira/tabuleiro/balcão (50), vasilhame de vidro (102), carros de mercado (76) e churrasqueira/fogão/fogareiro (33).
“O foco é proteger as pessoas. Não só o folião, mas os trabalhadores, os ambulantes, que no momento de uma eventual confusão podem acabar se machucando. A gente trabalha com base no reflexo das ocorrências registradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS)”, ressalta o titular da Semop, Felipe Lucas.
Com respeito à proteção da marca patrocinadora do Carnaval, o secretário pontua a necessidade do cumprimento do contrato firmado com a iniciativa privada, que tem sido indispensável para se fazer uma folia cada vez mais atrativa e com menos dinheiro público. Felipe Lucas lembra ainda que os ambulantes são previamente sinalizados, no processo de licenciamento, do que pode ou não ser comercializado ou levado para os circuitos.