Mirela quer substituição de canudo plástico por biodegradável

Projeto de lei que proíbe a utilização de canudos de plástico em restaurantes, bares, quiosques e hotéis na Bahia foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pela deputada Mirela Macedo (PSD). A proposta prevê a substituição de canudo de plástico comum por biodegradável. Para Mirela, a proposição é mais um instrumento de preservação do meio ambiente. “É sabido que as sacolas plásticas são extremamente danosas ao meio ambiente, os canudos plásticos não biodegradáveis também causam malefícios à natureza, especialmente à vida marinha quando são abandonados junto à orla ou mesmo nos mares, rios e baias a partir de embarcações”, explicou ela, ao justificar a proposição.

No documento, Mirela utilizou informações fornecidas pelo jornal Folha de S. Paulo que, baseada em projeções, mostrou que se o processo de contaminação dos oceanos por resíduos sólidos continuar a ser executado como atualmente, em 2050 haverá mais lixo do que peixes nos mares de todo o mundo. A deputada acredita que, buscando alternativas menos degradantes e criando dificuldades à utilização de canudos plásticos, vai cooperar para a adoção de novas formas de fabricação dos canudos.

“Países ao redor do mundo já aprovaram projetos de leis que combatem o uso de plásticos”,afirmou ela, citando Índia, Bélgica e Noruega como alguns dos exemplos, além dos latino-americanos, Uruguai, Costa Rica e Panamá. Além disso, observou, União Europeia já se posicionou favorável ao fim da fabricação de copos, canudos e embalagens plásticas.

Fonte: ASCOM