Desembargador Jatahy Júnior Júnior será empossado presidente do TRE-BA

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, tomará posse na quinta-feira (28). A cerimônia ocorrerá às 17h, no auditório da sede do Eleitoral baiano. Jatahy Júnior foi reconduzido ao posto de membro efetivo do TRE-BA pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em dezembro de 2018.

Eleito em janeiro deste ano por unanimidade, o desembargador Jatahy Júnior será o sucessor do atual presidente desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e deverá assumir o comando da Corte Eleitoral baiana pelo biênio 2019-2021.

Novo presidente

Empossado vice-presidente do TRE baiano em março de 2017, Jatahy Júnior passou – a partir de janeiro de 2018 – a exercer também o cargo de corregedor eleitoral. Em um ano à frente da Corregedoria, realizou oito correições nos cartórios de interior do estado. Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, aos 25, tornou-se juiz de direito. Desde então, passou a atuar na área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas, incluindo duas de Salvador: 10º ZE, em 1992; e a 2ª ZE, em 1994. Sua trajetória inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para complementar o mandato da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, exerceu, interinamente, em janeiro de 2016, a presidência daquela Corte de Justiça. No mesmo ano, foi eleito presidente da 2ª Câmara Cível do TJ Bahia, e, em novembro, juiz efetivo do TRE-BA, na classe dos desembargadores.