Concerto Internacional celebra os 470 anos de Salvador

O Concerto Internacional Salvador 470 Anos contará com a apresentação de nove artistas que irão se revezar num palco, montado no Farol da Barra, a partir das 19h, nesta sexta (29), data em que a capital baiana completa aniversário. A apresentação gratuita acontecerá em parceria com o Festival da Língua Portuguesa (Fespo) e terá a presença dos portugueses António Zambujo e Ana Moura, do angolano Paulo Flores e dos baianos Saulo, Daniela Mercury, Márcia Short, Carla Cristina, Márcia Freire e Magary Lord. Inédito, o espetáculo, que integra o Festival da Cidade, foi produzido especialmente para a data.
Dentre os músicos da Bahia que darão o tom da terra ao concerto, com músicas e apresentações em homenagem a Salvador, está o cantor, compositor e percussionista Magary Lord, que preparou uma apresentação especial para parabenizar a capital baiana. Ele fez questão de preservar a surpresa com relação à escolha do repertório, mas assegurou que a canção “Circulou”, sucesso que ganhou como música do Carnaval 2012 na voz do cantor Saulo Fernandes, fará parte da apresentação dirigida pelo produtor musical Jonga Cunha.
“Tive a honra de ser convidado para participar desse festival. Estou muito feliz em poder cantar para Salvador no dia em que minha cidade faz aniversário. Além disso, meu estilo ‘Black Semba’ tudo tem a ver com Paulo Flores, que vai trazer um pouco da música de Angola para cá”, disse. A possibilidade de nove artistas se revezarem no palco também está sendo vista por Magary com bastante entusiasmo. “Um encontro entre os cantores daqui e os artistas de fora, esse intercâmbio musical, será incrível. Salvador e o nosso povo merecem essa homenagem”, destacou o artista.
Clássicos
A cantora Márcia Freire também promete levar toda a energia para o palco da Barra. Junto com as artistas Márcia Short e Carla Cristina, ela cantará quatro músicas que revelam um pouco da história de Salvador. Os clássicos da Axé Music “We are Carnaval”, “Baianidade Nagô” e “É d’Oxum” serão interpretados pelo trio de cantoras.
“Me sinto honrada. Salvador é minha cidade, onde começou toda a minha arte. Nasci nos trios elétricos, no Carnaval de Salvador. Me sinto feliz de participar desse evento, inserida nesse contexto, com grandes artistas, como Daniela, Magary e tanta gente de fora. Todos nós, juntos, falando da minha terra, no aniversário da minha cidade, cantando para nosso povo”, comentou a cantora.
A parceria com Festival da Língua Portuguesa e, consequentemente, a participação de artistas estrangeiros no Concerto Internacional Salvador 470, deixou a cantora Carla Cristina bastante contente. “Vamos receber nossos irmãos portugueses e cantar com eles o melhor da Bahia, o nosso Axé, que faz muito sucesso em Portugal”, frisou. Com relação à participação no Festival da Cidade 2019, ela revelou se sentir orgulhosa com o convite. “É uma alegria representar minha terra, através da nossa música. Feliz demais, lisonjeada em ter sido escolhida no meio de tantos talentos musicais que temos na nossa Bahia”.
 
Festa em todo canto
No dia do aniversário de Salvador, diversos pontos da cidade também estarão em festa. A programação começa logo no início da manhã, às 9h, com Festival Grafite Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019, que vai até as 18h, no bairro de Plataforma. Já na Casa do Benim, de 10h às 17h, acontece a Exposição “Coroa de Ouro – Torços e Turbantes”.
No Espaço Cultural Barroquinha, também no Centro, será realizada a Exposição Orixás da Bahia, das 14h às 19h. Tem mais programação cultural com a estreia do musical “Sonho de Uma Noite de Verão”, resultado do edital Fábrica de Musicais da Prefeitura, no Teatro Gregório de Matos, às 19h.
Além do Concerto Internacional Salvador 470 anos, no Farol da Barra, a programação do Festival da Cidade contempla ainda, nesta sexta (29), o show de Hiago Danadinho, Léo Santana e Deny Dennan, às 19h, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, a apresentação do espetáculo “Compadre de Ogum”, às 20h, na Igreja Primeira de Santana (Rio Vermelho), e o musical “Simplesmente Elas”, no Teatro Café Rubi, às 20h30. Toda a programação está disponível em www. festivaldacidade. salvador. ba. gov. br.