“A economia do país depende da agricultura”, afirma Zé Cocá em audiência sobre o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores

O deputado estadual Zé Cocá (Progressista) participou na manhã desta terça-feira (26) da Audiência Pública para debater o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores, que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia. A audiência foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (Progressista) e promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural.

O decreto, sancionado pelo então presidente Michel Temer, em dezembro do ano passado, determinou a redução dos descontos para produtores rurais em 20% ao ano, a partir do dia 1º de janeiro de 2019, até zerar em um prazo de cinco anos. O decreto também acaba com a cumulatividade de descontos tarifários concedidos para irrigação e aquicultura na área rural.

O deputado Zé Cocá, que também é agricultor, defendeu a manutenção do subsídio e disse que o fim pode gerar um verdadeiro colapso. “Eu sou agricultor desde que nasci. E desde muito jovem percebo que tudo pra nós é mais difícil, nós somos marginalizados nesse país”, bradou.

O parlamentar ainda frisou que vai unir forças para lutar pela manutenção desse subsídio e, para mostrar que é a agricultura que sustenta o país. “Há várias décadas somos tratados como os vilões, mas a economia do país depende da agricultura. Nós precisamos ocupar nosso espaço”, afirmou Zé Cocá.