Camaçari: Após negociação, servidores terão reajuste salarial

    A prefeitura de Camaçari fechou acordo com o Sindicato dos Servidores, em reunião realizada nesta quarta (10), e vai conceder o reajuste salarial de 14,42%, em quatro parcelas, ao funcionalismo (entre servidores ativos e aposentados). Duas parcelas serão pagas ainda este ano e duas em 2020. O impacto na folha de pessoal do município, segundo o Poder Executivo, será de R$ 33,3 milhões até o próximo ano. Em contrapartida, os servidores aceitaram abrir mão do retroativo, que implicaria no desembolso de R$ 78 milhões.

    O volume de recursos destinado aos funcionários deve aumentar em 2020 porque a prefeitura irá pagar a reposição inflacionária do próximo ano que será calculada com base no IPCA de 2019. As projeções indicam que esse índice pode chegar a 4%, elevando o total de reajuste em aproximadamente 20%. Conforme as secretarias da Administração e Fazenda, o aumento não afetará os percentuais de gastos com o funcionalismo, previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Além do reajuste, a categoria solicitou que o aumento de 10,67% concedido aos professores em 2016 seja estendido a todo o funcionalismo, com pagamento retroativo. Na contraproposta apresentada pela gestão, foi definido o reajuste de 10,67% mais 3,75% da inflação de 2018 e o pagamento do índice inflacionário de 2020, o que foi aceito na assembleia dos servidores.

    O reajuste de 10,67%, vai incidir sobre o salário de junho de 2019, dividido em quatro parcelas iguais, no percentual aproximado de 2,67% cada, que serão aplicadas nos meses de julho/2019, novembro/2019, abril/2020 e julho/2020. O índice inflacionário do exercício de 2018 correspondente a 3,75% será dividido em duas parcelas aproximadas de 1,88%, (a ser aplicada também sobre a base salarial de junho/2019) e pagas nos meses de julho/2019 e julho/2020.

    O prefeito Elinaldo Araújo disse que desde assumiu o mandato, acompanha o esforço da gestão no sentido de sanear as contas municipais, tornando possível a valorização dos servidores. “Estamos atravessando um dos períodos recessivos mais graves do país com reflexos negativos na arrecadação de impostos, o que reduziu nossa possibilidade de conceder aumentos salarias nos primeiros anos de administração. Graças à gestão austera que vem eliminando desperdícios e gastos desnecessários herdados de governos passados, conseguimos, agora, conceder essa reposição. Sei que o servidor queria mais, mas entendeu que nesse momento o índice é diferenciado em relação à maioria dos municípios brasileiros”, declarou o prefeito.