Feira Cidadã leva serviços de saúde a São Sebastião do Passé

Foto: Camila Souza/GOVBA

Para facilitar a recuperação dos prejuízos para os moradores de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde recentemente choveu, em três horas, o que era esperado para 30 dias, serviços de saúde são disponibilizados na Feira Cidadã, nesta sexta-feira (12) e neste sábado (13). Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento tem expectativa de realizar três mil atendimentos, entre serviços odontológicos, oftalmológicos, eletrocardiogramas e outros exames.
Para quem receber o diagnóstico de catarata, a feira oferece a cirurgia e os óculos gratuitamente. De acordo com a oftalmologista Maria Isabel Fortes, na rede privada, “a média de preço de uma cirurgia dessas é de R$ 3 mil”. Atendida na Feira Cidadã, a dona de casa Ana Santana, 54 anos, vai fazer a cirurgia. “Eu não tenho esse dinheiro. Com a chuva, perdi muita coisa. O pouco que tenho, vou ter que investir em casa. Agora vou poder fazer a cirurgia também”, afirmou.
Já o pedreiro Josué do Nascimento vai receber uma prótese dentária. “Eu fiz tratamento dentário, fiz limpeza e vou ganhar uma prótese. Não ia gastar menos de R$ 800 se fosse fazer tudo isso no plano particular”, comemorou. No evento, crianças e adultos também recebem orientações sobre higiene bucal.
Quase 30 cidades já foram visitadas pela Feira Cidadã, segundo um dos coordenadores da iniciativa, Gustavo Urpia. O cronograma continua. “Na semana que vem, estaremos em Ribeira do Pombal, após a Semana Santa. Depois vamos para Amargosa e Candeias, no início de junho. Para ser atendido é preciso apresentar carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e, se for fazer ultrassonografia ou eletrocardiograma, é preciso ter a requisição do médico”, explicou Gustavo.