Marcha do MST chega a Salvador e segue em direção ao CAB

Com informações do A Tarde

A 32ª Marcha Estadual do Movimento Sem Terra (MST), iniciada na quarta-feira (10), chegou a Salvador na manhã desta segunda-feira (15). Os trabalhadores estão na avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, e seguem para a avenida Paralela, em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB).

De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o grupo, que possui mais de 2 mil pessoas neste momento, ocupa uma faixa e deixa outra liberada para o acesso de veículos. O fluxo se encontra intenso na região. Uma viatura e uma moto da Transalvador estão no local fazendo o auxílio no trânsito.

A marcha

Na quinta-feira (11), integrantes do movimento saíram de Cascalheiras, em Camaçari, com destino à Linha Verde. Na sexta-feira (12), o grupo chegou a Lauro de Freitas e permaneceram no Centro Pan-Americano de Judô, até o sábado (13), quando seguiram em marcha até o Parque de Exposição de Salvador.

Intitulada de “Marcha Estadual Lula Livre”, a caminhada possui três pontos centrais: liberdade do ex-presidente Lula, contra o desmonte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contra a proposta de Reforma da Previdência.

A Marcha Estadual na Bahia é feita pelo MST desde 7 de setembro de 1987. Em 2019, a marcha completa 32 anos. E segundo o MST, atualmente, são aproximadamente 14 mil famílias vivendo em assentamentos rurais na Bahia. Outras 25 mil famílias estão em acampamentos, ainda em luta pelo direito à terra