Liminar determina pagamento de salário a professores em greve

Com informações do BN

Em greve há quase um mês, os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) conseguiram na Justiça uma liminar que impede que o Governo do Estado de cortar o salário dos grevistas. A decisão, concedida na segunda-feira (6), pelo desembargador Jatahy Júnior, também obriga a administração estadual a realizar, em prazo máximo de 72 horas, o pagamento dos salários referentes ao mês de abril, em valores corrigidos e atualizados.

O Governo do Estado informou, por meio de nota, que ainda não foi notificado com relação à decisão judicial.

Os professores das demais universidades estaduais em greve — Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) — também entraram com processos na Justiça para vetar corte nos salários, mas ainda não houve uma decisão da Justiça.

Entre outras reivindicações, os professores pedem aumento de investimento nas instituições de ensino, reposição salarial e promoções.

A greve na Uneb, Uefs e Uesb teve início no dia 9 de abril. Já a paralisação na Uesc começou uma semana depois, no dia 15.