Ex-deputado José Carlos Aleluia é nomeado por Bolsonaro como conselheiro de Itaipu Binacional

Com informações do Bocão News

ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) foi nomeado conselheiro da Itaipu Binacional pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta feira (10). A indicação do democrata para o posto foi do ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque.

O Conselho de Administração da binacional é formado por 14 integrantes – sete brasileiros e sete paraguaios –, que se reúnem seis vezes por ano, e têm como atribuições, entre outras, decidir sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais.

Engenheiro eletricista, Aleluia deu aulas no curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi diretor da Coelba e presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Como deputado federal, foi autor e relator do projetos de Lei no campo da energia, como o que criou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeel).

Aleluia aguarda agora ser nomeado para uma assessoria especial no Ministério da Saúde. Ele disputou a reeleição para deputado federal nas eleições de 2018, mas não obteve êxito.