PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre de 2019

Com informações do Metro1

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2016 a economia brasileira não tinha uma queda.

Segundo agentes do mercado financeiro, resultado está dentro do esperado e confirma a leitura de maior fraqueza da atividade econômica neste começo de ano e piora das expectativas em relação ao ritmo de recuperação da economia. O recuo confirma a fraqueza da economia na largada de 2019, o que preocupa analistas. Diante das dificuldades em diferentes setores, projeções de crescimento do PIB ao final deste ano têm sido atualizadas para baixo.

Não houve revisão do resultado do 4º trimestre de 2018, que registrou alta de 0,1% na comparação com os 3 meses anteriores, afastando assim a chance do país já ter entrado em uma recessão técnica. Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, a economia apresentou alta de 0,5%. O PIB é um índice que serve para medir a atividade econômica, calculando a soma de todas as riquezas produzidas por um país, dentro de um determinado período. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.