Zona Azul Digital extinguirá cartela de papel

Foto: Valter Pontes/Secom

A partir desta terça-feira (4), a Zona Azul de Salvador vai extinguir as cartelas de papel para dar lugar à cobrança em formato eletrônico, com aceitação de pagamento através de dinheiro ou cartões de débito e crédito pelos guardadores de veículos, que se tornarão operadores de vagas. A mudança foi divulgada nesta segunda-feira (3), pelo prefeito ACM Neto e pelo superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller. As duas primeiras áreas a extinguirem a cartela física serão a Barra e o Rio Vermelho.

A previsão é de que, até outubro deste ano, a medida seja aplicada em todas as áreas da cidade. Nos primeiros 20 dias, a cobrança será feita apenas em dinheiro, enquanto é finalizado o ajuste das máquinas ao sistema bancário.
“Em uma primeira etapa, foi implantado o aplicativo para facilitar a vida do usuário. Quando foi escolhido esse modelo, a ideia foi compatibilizar o uso do aplicativo, que pode ser utilizado diretamente pelo cidadão, com a presença dos guardadores na rua, que são pais e mães de família que têm o direito de ter o próprio trabalho, o ganha pão”, relatou ACM Neto.

Ele ainda destacou outros benefícios com a medida. “Será uma relação diferente entre os cidadãos e os guardadores. Até outubro, todos os trabalhadores terão maquininha, estarão fardados e poderão ser claramente identificados pelo usuário, que só deve se dirigir a eles. Também estamos capacitando essas pessoas para que possam prestar um serviço de mais qualidade nas ruas de Salvador”, completou o prefeito.

Funcionamento

A nova plataforma será utilizada pelo operador que terá à mão uma máquina portátil com GPS para registro do veículo na vaga, pagamento e emissão de comprovante, gerado pelo Núcleo de Operação de Estacionamentos (NOE). O comprovante, em formato tíquete, não precisará ser deixado no carro, ao contrário da cobrança por cartela de papel. A fiscalização será feita pelo agente de trânsito nos mesmos moldes do que já é praticado para quem utiliza aplicativo. O sistema fará a leitura da placa no sistema e verificará se a situação do veículo no local está regular ou não.

Desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Guardadores de Veículos do Estado da Bahia (Sindguarda), o sistema, que surge após a implantação da Zona Azul Digital, funciona em 11 aplicativos cadastrados, atende a uma demanda da própria categoria profissional e também da população.  “Há mais um ano foi montada toda uma estrutura, com criação do Núcleo de Operações para Estacionamentos (NOE), sistema de gestão para dar mais transparência e controle ao sistema de Zona Azul, foi feito o chamamento onde foram cadastrados 11 aplicativos em operação na cidade, reforço na fiscalização e, agora chegam ao último momento com a atualização do Sindguarda”, concluiu Muller.