Vera Cruz: Moradores fazem bolo para ‘comemorar’ aniversário de cratera

Com informações do BN e G1/Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo que mora perto da cratera, descoberta no ano passado em Matarandiba, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, comemorou, ironicamente, um ano do surgimento do buraco. Os moradores fizeram um bolo cuja cobertura tinha uma imagem do buraco gigante. Ao G1, os participantes da “brincadeira” disseram que o ato serve para chamar à atenção das autoridades e da empresa responsável [Dow Química]. Os moradores temem risco caso o problema se agrave.

A última medição da cratera, feita pela empresa em fevereiro passado, apontava 90,7 metros de comprimento, com 40,9 metros de largura e 36,4 metros de profundidade. No final de maio passado, quando foi descoberta, a cratera tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura.

Em nota, a Dow Química informou que a comunidade de Matarandiba está segura, assim como a atual área de exploração de sal-gema da Dow e os acessos à ilha. A empresa também disse que a formação de uma nova cratera – fenômeno sinkhole – é improvável. No entanto, o estudo que investiga as causas do fenômeno segue em andamento, agora restrito às áreas próximas à cratera.