Justiça Eleitoral segue com recadastramento biométrico

O último ciclo da biometria na Bahia envolve 281 municípios e 108 zonas eleitorais. A revisão extraordinária começou no último dia 13 de maio e deve ser concluída antes das Eleições Municipais de 2020, conforme cronograma definido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Nas zonas eleitorais que apresentam mais de 60% do eleitorado biometrizado, o prazo de encerramento é 31 de outubro. Para as zonas que estão abaixo desse percentual, a data limite é 18 de fevereiro de 2020. O TRE-BA ressalta que o calendário poderá sofrer alterações a pedido do juiz eleitoral.

Como recadastrar

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deve acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, basta digitar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais.  O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.

Onde posso fazer

O atendimento é disponibilizado nos cartórios ou postos da Justiça Eleitoral, em todos os municípios submetidos à revisão extraordinária com coleta biométrica. O eleitor deve agendar o seu atendimento no município em que vota.

Os eleitores das cidades que já passaram pelo recadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados em razão do não comparecimento dentro do prazo estipulado também podem regularizar seus documentos em posto ou cartório de seu domicílio eleitoral. O serviço de agendamento é igualmente disponibilizado para esse tipo de atendimento.