Cem mil candidatos fazem prova de concurso da Prefeitura de Salvador

O número de inscritos no concurso da Prefeitura de Salvador é de 99.145 pessoas, de acordo com informação divulgada nesta segunda-feira (10) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção. Os candidatos vão concorrer às 368 oferecidas em 17 cargos e 12 áreas, nível médio, técnico e superior. Do total, 64.795 se inscreveram para nível médio e técnico, e 34.350 para nível superior.

Das quase 100 mil inscrições, 40.175 foi para Guarda Civil Municipal, o que representa, aproximadamente, 41% dos registros. Outras carreiras bem procuradas foram as de Agente de Trânsito e Transporte, com 19.379 inscritos (19,5%); Professor de Educação Infantil – 40h, com 5.611 (5,6%); Professor de Educação Infantil – 20h, com 5.067 (5,1%); e Assistente Social, com 4.931 (4,9%). A quantidade de candidatos por vaga e a respectiva concorrência estão disponíveis no https://www.fgvprojetos.fgv.br/concursos/pms2019.

As provas serão realizadas no próximo domingo (16). Para quem está concorrendo para vaga de professor e de outros cargos de nível superior, o exame será realizado das 8h às 13h, com questões objetivas e discursivas. Já para os postulantes de nível médio ou técnico, a prova com questões de múltipla escolha acontece em dois horários: 8h às 12h e 15h30 às 19h, dependendo do cargo escolhido. Os locais de provas já foram disponibilizados no site da FGV.

Concurso

O certame para a Prefeitura está dividido em três editais. O primeiro deles é para professor, com 150 vagas imediatas. O segundo edital é para os cargos de Guarda Civil Municipal, Agente de Trânsito, Agente de Fiscalização, Fiscal de Serviços Municipais e Agente de Salvamento Aquático (salva-vidas).

O terceiro edital é destinado aos seguintes cargos: médico, assistente social, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro/arquiteto e – pela primeira vez na administração municipal – para as funções de psicólogo, gestor público, médico perito, médico do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Os novos postos de trabalho vão representar um investimento de R$23,3 milhões para reforçar as áreas estratégicas e prioritárias do serviço público da cidade.