Eleitores com dificuldade de locomoção já podem solicitar transferência para seção especial

Os eleitores que possuem deficiência física, mobilidade reduzida ou idade acima de 60 anos podem solicitar mudança de local de votação para uma seção especial. Nessas seções, eles terão a locomoção facilitada para exercer o direito ao voto. A alteração já valerá para as Eleições Municipais de 2020.

As seções especiais ficam no térreo dos locais de votação, contam com rampas de acesso, corrimãos e localização estratégica a fim de garantir melhores condições de acesso ao eleitor no dia da votação. O cidadão que estiver com dificuldade de locomoção temporária, como período de recuperação de cirurgia ou acidente, também poderá solicitar a mudança para seção de acesso facilitado.

Para este e outros serviços – como alteração de dados pessoais, mudança de município ou 2ª via do título –, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral portando documento de identificação com foto. Para evitar filas, basta agendar o atendimento através do site agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar gratuitamente para 0800 071 6505.

Biometria

Os eleitores dos municípios que estão passando por revisão biométrica extraordinária podem fazer a solicitação de transferência para seção adaptada durante a atualização do cadastro. Quem vota em cidades que já passaram pelo processo da biometria e, na oportunidade da revisão não solicitou a transferência, também poderá comparecer a um cartório eleitoral para solicitar a alteração.