Greve geral: trabalhadores iniciam caminhada a partir da Rótula do Abacaxi

    Com informações do A Tarde

    Centenas de trabalhadores que participam de uma manifestação na manhã desta sexta-feira (14), saíram em caminhada da Rótula do Abacaxi com destino à região do Shopping da Bahia. Durante a concentração, os participantes utilizaram pedras para bloquear os dois sentidos da via, causando reflexos no trânsito da região.

    O ato faz parte da greve geral, convocada pelas centrais sindicas de todo o país contra a reforma da Previdência. Em Salvador, várias categorias aderiram ao movimento, incluindo rodoviários, bancários e professores.

    “Estamos aqui evitando uma série de retrocessos no Brasil. Nós já perdemos uma série de direitos com a Reforma Trabalhista, agora com a Reforma da Previdência está pior. Sem contar os gastos cortados da área da educação. Então os trabalhadores se uniram e hoje estão na greve geral, lutando por direitos”, diz o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia (Sintsef), Pedro dos Santos.

    Inicialmente, os metroviários também anunciaram a paralisação de 24 horas nesta sexta, no entanto, o metrô segue em funcionamento. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro) permanecem em frente à Estação Acesso Norte, com faixas e cartazes. O movimento de passageiros que utilizam o metrô é abaixo do esperado, uma vez que não há ônibus realizando a integração com as estações.

    Outro ponto de concentração é em frente ao supermercado Extra, na Rótula, no sentido rodoviária. O local foi interditado e está bloqueado para o tráfego de veículos.

    Confusão

    O início do protesto foi marcado por uma discussão entre alguns manifestantes e motoristas que estavam na via interditada. Policiais militares tentaram intervir para desbloquear a rua, mas não conseguiram.